Métricas de Campanhas Pagas – O termômetro do seu negócio.

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Quando falamos sobre métricas, sejam elas: Métricas de vendas, métricas de conteúdo, métricas de campanhas etc.
Pode parecer que estamos falando de uma coisa só e que de alguma forma todos os exemplos de métricas servem para mensurar todas as ferramentas utilizadas no Marketing.
O fato é, que uma métrica está completamente ligada à  outra e juntas trazem sucesso ao seu negócio, seja ele qual for.

Para Campanhas Pagas, são necessárias métricas que servem como um termômetro que vão medir a eficácia da campanha.

CPL – Custo Por Lead

Uma das métricas mais utilizadas se tratando de Campanhas Pagas é o CPL (Custo por Lead), pois para que a sua Campanha seja um sucesso, é necessário que ocorra a conversão de visitantes do seu site em Leads.
Unindo o menor gasto com o maior número de conversão possível, certamente sua campanha será eficiente.
Para o resultado efetivo da métrica, basta utilizar o cálculo a seguir:
CUSTO DE MARKETING + CUSTO DE VENDAS / NÚMERO DE LEADS = CUSTO POR LEAD (CPL)

Ranking

O Ranking também é uma métrica extremamente importante para análise da eficácia de sua campanha. Basicamente é a posição que seu site aparece nos mecanismos de busca como o Google por exemplo.
Para ter uma boa colocação nas buscas, a dica é investir em qualidade nos conteúdos e em técnicas de SEO.
Para análise dessa métrica, geralmente são utilizadas ferramentas de monitoramento, o Google ADS é uma ótima opção.

CPA – Custo Por Aquisição


E que tal conhecermos um pouco sobre Custo por Aquisição? Mais conhecido como CPA.
É uma métrica utilizada para identificar o quanto foi pago para que a sua campanha alcance a sua meta principal, isso tudo ligado a conversão de clientes, ok?
Ou seja, se o seu objetivo principal for vendas, essa métrica apresenta o custo que você teve até essa venda ser realizada e assim você poderá ter mais controle do quanto precisa investir para que tenha o retorno que espera.

CPM – Custo Por Mil


Isso nos leva a próxima métrica chamada CPM. Não… Não estamos falando da banda musical, CPM significa: Custo por Mil.
Que nada mais é do que uma ferramenta para te ajudar a descobrir o quanto foi necessário de investimento para sua campanha atingir mil pessoas, utilizada para que o anunciante pague um valor já predeterminado para cada mil exibições. Essa métrica é muito eficaz para campanhas que tenham como objetivo aumentar a visibilidade de uma marca ou passar uma mensagem.
Para o resultado efetivo da métrica, basta utilizar o cálculo a seguir:
CPM = CUSTO TOTAL / (VISUALIZAÇÕES/1000)

Conversão

Para finalizar, vamos falar um pouco sobre Conversão.
É importante que a sua empresa tenha uma métrica que mensure a sua taxa de conversão,
pois é a partir dela que teremos certeza de que todas as métricas anteriores foram de fato eficazes.
Conversão é quando um visitante está perto de se tornar um cliente.
Seja adquirindo um produto, baixando um e-book, instalando um aplicativo etc.
Não existe uma forma principal ou única de calcular a sua taxa de conversão, mas consiste basicamente em analisar a quantidade de visualizações que o seu conteúdo teve e dentro desse número de visualizações quantas pessoas executaram a ação que você desejava.

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