As 9 Principais Métricas para saber se meu e-mail marketing está indo bem
Ufa! Chegamos no final das métricas, e pra encerrar nada melhor do que um bom e-mail marketing!

O E-mail marketing é utilizado como uma ferramenta para o envio de Marketing Direto, ou seja, como o próprio nome diz é um método que tem como principal objetivo fidelizar ou até conquistar novos clientes.
Um estudo realizado pelo Comitê Gestor de Internet apontou que um dos principais motivos para acessar a internet no Brasil é o e-mail
Lógico que tem muita empresa ligada nisso e bem espertinhos que são, aproveitaram para gerar campanhas de e-mail para se conectar e serem lembrados pelos seus clientes e leads *-*
Como falamos antes as métricas são ferramentas que ajudam a analisar melhor as estratégias, assim elas mostram uma direção e a partir disso o que deve continuar ou não na sua campanha.
Bora conhecer as 9 Métricas para saber se você está fazendo um E-mail Marketing de Sucesso!
1 -CTR – A taxa de cliques (ou click-through rate)

Essa é a métrica que indica quantos cliques seu e-mail obteve nos links internos comparado com a quantidade de e-mails entregues. Por exemplo: se você enviou 500 e-mail e 50 deles foram clicados, seu CRT é de 10%
2 – TAXA DE REJEIÇÃO
Essa taxa é a que indica a quantidade de e-mails que não chegaram ao destinatário. Dentro desta taxa temos dois tipos:
soft bounce: aquela rejeição que acontece por problemas temporários, como caixas de e-mails lotadas e servidores ocupados. Geralmente, a mensagem é entregue logo após a resolução desses empecilhos.
hard bounce: Essa taxa ocorre quando algum ser humaninho desativa a conta, ela também pode ocorrer por erro de digitação do e-mail. (Então muita atenção quando for digitar ok?)
É importante você prestar atenção nessa métrica e manter suas listas de e-mail limpas!
Se a sua taxa de Hard Bouce for muito alta, os servidores de internet irão pensar que seu e-mail É UM PROPAGADOR DE SPAM! Baita ofensa!
3 – Taxa de Abertura
Cruzando a quantidade de e-mail abertos com a quantidade de e-mails recebidos, temos a taxa de Abertura.
Mas essa taxa tem um probleminha, os servidores de e-mail consideram a mensagem aberta apenas quando o usuário autoriza a exibição da imagem, assim a sua taxa de abertura sempre será um pouco maior do que a apontada pela sua ferramenta de e-mail marketing.
4 – Taxa de Clique por Abertura – CTOR
Conhecida originalmente como Click To Open Rate, é o resultado da razão do número de cliques com o de abertura.
Ela é fundamental par entender se o destinatário se interessou pelo conteúdo da campanha a ponto de interagir com os links internos.
Antes de tudo analisem bem o tipo de e-mail que você enviou, por exemplo um e-mail com promoções tem um CTOR menor do um e-mail com mensagens que induzem o clique naturalmente para continuar a leitura, ou saber mais sobre um assunto interessante etc.
5 – Taxa de Crescimento da Lista
Os e-mails marketing são baseados na sua lista de mailing. É com essa lista que conseguimos contato de pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.
O acompanhamento dessa lista meu jovem é fundamental para entender se a campanha está indo na direção certa e se as suas estratégias de captura de e-mail estão indo bem. Então se sua lista aumenta é sinal de quem tem mais pessoas interessadas.
6 – Taxa de Descadastramento
Quando a gente percebe uma alta taxa de saída da lista de e-mail ou marcações com spam, temos dois motivos que pesam mais: alta frequência de envio ou conteúdo de baixa qualidade.
O ideal é manter essa taxa em no máximo 1% da lista.
As marcações como spam são mais preocupantes pois elas sujam seu e-mail nos servidores. Nesse caso a taxa máxima não pode ultrapassar de 0,1%
7 – Taxa de Conversão
Essa taxa corresponde as pessoas que concluíram todas as etapas definidas pela sua estratégia. Ou seja, que completaram as ações desde abrir o e-mail, clicar no link interno e ser direcionada para uma página, por exemplo.
Assim sendo, essa métrica serve para entender o seu público.
Para conseguir uma boa análise da taxa de conversão da sua campanha de e-mail marketing, é fundamental usar ferramentas como o Google Analytics. Isto é, nele você consegue medir as conversões e verificar de onde elas estão vindo.
8 – Taxa de Compartilhamento
Essa métrica também chamada de email sharing assim ela corresponde ao numero de pessoas que clicaram no botão de compartilhamento das redes sociais e também as que encaminharam o e-mail marketing para contatos.
Essa métrica mostra que quem recebeu confia no seu conteúdo e se tornou um veículo de divulgação do seu material.
9 – ROI

Já falamos dessa métrica em As Top 5 Métricas de Marketing, e ela também se aplica quando o assunto é E-mail Marketing.
O ROI (Retorno Sobre Investimento) Pode ser calculado para uma estratégia específica ou para um cenário mais amplo.
Para calcular essa taxa, basta subtrair o valor do investimento do valor ganho e dividir esse resultado pelo valor do investimento.
Depois, é só multiplicar o resultado por 100 e você terá a porcentagem exata do ROI. Então para que o resultado seja bom, a taxa sempre tem que ser positiva ok?
Ficamos por aqui, hoje! Obrigado pela leitura, qualquer dúvida é só chamar a gente! Até breve!
Uma resposta
Today a reader,tomorrow a leader!