As cores e sua Marca

As cores e sua Marca

Aaaah as cores, tudo seria tão sem graça sem elas não é mesmo?

Afinal as cores estão por toda a parte e nos provocam várias sensações, sentimentos e estímulos.

Nós seres humaninhos, temos uma visão que possibilita a visualização das cores em seus variados tons que podem ter influência positiva ou negativa em nossas mentes.

Antes de tudo, vale lembrar que a cultura tem grande influência na interpretação das cores.

Por exemplo o branco pode significar paz aqui no Brasil, já em alguns países orientais como o Japão por exemplo, a mesma cor representa luto. :/

A sua marca está com a cor ideal?

As cores são uma ótima maneira de identificar, alertar, advertir e informar, como por exemplo as cores do sinal de trânsito, do cartão do juiz de futebol, fitas de isolamento etc.

Elas também são opções para incrementar o visual ou decoração, como por exemplo: cor da roupa, dos cabelos, unhas, calçados, da parede da sala ou do sofá.

 As cores dizem muito sobre quem somos, nossos gostos e como encaramos a vida.

Laaa na idade média por exemplo, as cores mais vibrantes como: vermelho e amarelo, eram usadas pela corte, e as cores mais escuras e opacas como: marrom, cinza e preto, eram usados pelas classes mais baixas.

Você já reparou que algumas cores específicas estão associadas a marcas de um determinado nicho de mercado?

O vermelho é utilizado em marcas que trabalham com alimentos como: Coca Cola, Ifood, e Lay’s.

Isso não significa que o vermelho deva ser usado apenas para marcas alimentícias, ok?

É muito importante analisar se a cor está de acordo com o que a marca se propõe, se vai agradar o publico, se representa a cultura da empresa, produtos ou serviços.

Então se a cor for pensada em todos os item acima, provavelmente você não terá erros na escolha e sua marca estará com a cor ideal.

As Cores em uma marca

O mercado está cheio de marcas que buscam se destacar, serem originais e se comunicar da melhor forma possível com seus clientes.

Então suas cores e a sua marca devem estar alinhadas com o seu negócio, identidade e refletir grande parte do que pretende entregar para os seus clientes.

Por isso a melhor estratégia para garantir uma boa comunicação e captar a atenção é apostar nas cores, que irão se destacar em sua marca e facilitar a sua comunicação.

No primeiro contato com uma marca desconhecida, certamente o apelo visual é um forte item a ser avaliado e se irá gerar confiança ou não.

Aposte nas cores que você se identifica, mas sempre de olho na concorrência e no que já está sendo feito, tanto para referência ou se diferenciar do que já está sendo proposto.

As cores em uma marca representa muito da cultura, da maneira de se impor diante do mercado, dos seus ideais e objetivos.

A Coca Cola por exemplo vai muito além, ela buscou uma cor que representa muita energia, e que o refrigerante é muito energético a gente já sabe.

Mas ela vai muito além de um simples refrigerante, com o passar dos anos ela se adequou e buscou estar presente na cultura e coração dos consumidores.

Ela buscou ser sinônimo de bondade, leveva e amor, adaptando um personagem de crenças populares como São Nicolau que originalmente se vestia da cor verde, para a cor vermelha da marca.

Em 1930 o ilustrador Haddon “Sunny” Sundblom, foi contratado pela companhia para ilustrar a campanha daquele ano.

Desde então o Papai Noel como conhecemos hoje tem fama mundial.

Significado de Algumas Cores

Vermelho:

Energia, paixão, força, dinamismo, intensidade e senso de urgência. Ligada também à sensualidade e muito utilizada em fastfoods por despertar o apetite.

Verde
Bem-estar, paz, esperança, é ligada à saúde, dinheiro e natureza. Serve como relaxante em ambientes.

Azul
Intelectualidade, serenidade, segurança, é utilizado para transmitir confiança.

Amarelo
Alerta, otimismo, alegria e conforto. Por ser uma cor vibrante transmite a criatividade.

Laranja
Energia, reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança e criatividade. Em marcar pode representar uma empresa criativa, amigável, alegre e confiante (Coletivo Oito) :p

Preto
O preto é associado à força, formalidade e elegância. Cor versátil, sugere mistério e curiosidade, pode ser relacionado a medo e memória emocional.

Eduardo Rosa

Designer Gráfico, otimista e curioso.

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